quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Apresentação da Naturpesca


 A recente criação das infra-estruturas do Cais Fluvial dos Lentiscais, a par da existência do Cais Fluvial de Vila Velha de Ródão, veio proporcionar o desenvolvimento de algumas actividades marcadamente criadoras de valor para a nossa região. Neste âmbito e dando corpo a uma vontade de longa data, consideramos existir actualmente as condições mínimas de acessibilidade, conforto e sobretudo de segurança, para o desenvolvimento de um serviço que irá complementar e potenciar as restantes actividades que decorrem ou estão previstas para o rio Tejo, albufeiras e outros rios da região.
Por outro lado, a possibilidade de captura de espécies piscícolas com elevado interesse desportivo como o achigã, o siluro e a lucioperca, com uma presença estável nas albufeiras de Monte Fidalgo e Fratel, tornam essa possibilidade um verdadeiro desafio para qualquer pescador desportivo. A par de tudo isto, a fantástica paisagem natural com que tivemos a sorte de ser presenteados, torna ainda mais agradável esta actividade directamente relacionada com a Natureza.
Foi por isso criado um serviço de Guias de Pesca – NATURPESCA, marcadamente especializado, mas em estreita ligação com as restantes actividades, sendo mais um contributo para a criação de riqueza para a região. De referir que esta actividade é bastante comum noutros países, encontrando-se actualmente em franca expansão também em Espanha.
A NATURPESCA irá proporcionar a pesca desportiva nas diversas modalidades e às diversas espécies, a partir de embarcação, de kayak ou da margem, segundo a escolha dos seus clientes.
Toda a actividade da NATURPESCA se rege pelo absoluto respeito pelos valores naturais e cumprimento da lei, em qualquer ponto onde esta decorra. Só desta forma será possível manter a sustentabilidade do seu próprio serviço, incutindo ao mesmo tempo o respeito pela Natureza a todos os que connosco irão partilhar momentos inesquecíveis.
Enquanto isso, queremos mostrar as belezas naturais da nossa região, visto que as nossas actividades decorrem em consonância com o ambiente envolvente. Poderemos ver formações geológicas únicas, como as escarpas do Tejo Internacional ou as Portas de Ródão, o matagal mediterrânico com espécies como o azinho, o zambujo ou medronheiro, ou as maiores aves da Península, como os grifos, cegonhas pretas e várias espécies de rapinas. 
Para além da pesca, a NATURPESCA proporciona  facilidades para alojamento em espaço rural e outras actividades outdoor, como passeios de BTT, canoas, escalada, passeios fluviais em barcos tradicionais, mercê dos protocolos com outras entidades.
A NATURPESCA, mais do que guias de pesca
Guias de Pesca
O objecto principal da actividade da NATURPESCA é a prestação de serviços de Guias de Pesca. A função do Guia de Pesca é proporcionar aos pescadores, sejam experientes ou não, a possibilidade de captura de espécies piscícolas com elevado interesse desportivo, com recurso a cana e carreto de pesca, dando preferência aos iscos artificiais.
Para tal, fornece tudo o que é necessário,num serviço que se pode designar “chave na mão”: - A experiência do Guia em levar os pescadores aos locais de pesca, o barco, canas e carretos, iscos,água potável, refeições ligeiras e bebidas, etc. Se for interesse dos clientes, A NATURPESCA irá providenciar alojamento, recorrendo aos contactos estabelecidos com entidades do sector.
Gestão de massas de água
Verificamos que existe um total desconhecimento sobre a gestão de albufeiras, sejam privadas ou públicas concessionadas, com regulamentos desadequados ou sem qualquer acompanhamento no seu progresso. Como qualquer recurso natural, uma albufeira deve ser gerida com critérios que potenciem a produção de peixes não só em quantidade, mas também em qualidade, originando a satisfação dos pescadores, motivando o regresso dos mesmos e se torne desta forma um recurso económico para a entidade gestora.
Desde há alguns anos que mantemos contactos com investigadores neste campo, com trabalhos publicados. Sabemos como é importante a criação de habitat, o alimento, a manutenção de grandes exemplares na massa de água, porque serão esses os melhores reprodutores.
No fundo, sabemos os que os peixes apreciam, condição fundamental aliás, para ser bom pescador. Também nesta actividade queremos que pesca desportiva se torne geradora de emoções e momentos inesquecíveis para quem pesca nas nossas águas.
A PESCA
A NATURPESCA proporciona Aventuras de Pesca a várias espécies piscícolas: Achigã, Lucioperca, Siluro, Truta Autóctone, Carpa e Barbo, estes últimos na modalidade de Flyfishing.
SERVIÇOS DE PESCA
A NATURPESCA pode prestar os seguintes serviços de Guia de Pesca:
  • Pesca embarcada ou apeada ao achigã, lucioperca e siluro com iscos artificiais nas albufeiras de Monte Fidalgo, Fratel, Idanha e Pracana.
  • Pesca apeada a barbos e carpas, nas albufeiras de Idanha e Marateca, na modalidade de flyfishing.
  • Pesca apeada à truta autóctone nas Ribeiras da região.
  • Apoio ao Carpfishing, no transporte de equipamentos e pescadores para locais remotos. Reconhecimento do fundo dos pesqueiros através de sonar HD e Down Image. Apoio à engodagem.
  • Apoio a outras actividades de pesca ou embarcadas, como fotografia, filmagens, investigação, etc.. A considerar caso a  caso.
 Obs. - Tenha em conta que existem limitações naturais e legais - como os períodos de defeso, seca prolongada ou interdição à navegação - que podem impedir algumas das opções aqui referidas. Poderão ser consideradas outras alternativas.
Consulte-nos para descobrir qual o melhor período de pesca para a espécie que pretende pescar!
Em breve, mais novidades sobre os guias da Naturpesca, a nossa embarcação, os nossos patrocinadores e parceiros, épocas recomendadas para cada espécie e muito mais.
Até já!



Sem comentários:

Enviar um comentário